Celebra-se hoje o dia internacional da Função Pública. Por ocasião da efeméride, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realizou, esta sexta-feira, uma cerimónia na qual foram distinguidos os melhores funcionários do ano de 2022 das diversas unidades orgânicas da universidade.
A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Magnífico Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, no Centro Cultural Universitário da UEM, num evento que contou com a presença de dirigentes e demais funcionários das unidades orgânicas da maior e mais antiga universidade do país.
Dirigindo-se aos presentes, o Reitor iniciou por parabenizar a todos os funcionários da UEM pela entrega e dedicação às responsabilidades que lhes são incumbidas, destacando ser a primeira vez que a universidade celebra a data internamente.
“As celebrações do dia da Função Pública servem também para um momento de reflexão sobre o papel de cada um de nós enquanto funcionários públicos, especialmente, de uma instituição de ensino superior cuja missão é educar com excelência. Estas distinções são a materialização da parte do que nos comprometemos fazer enquanto Reitor da UEM, quando nos comprometemos em promover a valorização dos recursos humanos”, disse o Reitor.
“Temos consciência também de que há muito mais por fazer, mas isso é possível só com apoio e tendo em conta as circunstâncias em que nós vivemos como país”, concluiu.
O Centro de Informática da UEM (CIUEM) não ficou alheio a este momento, tendo distinguido como seu melhor funcionário o engenheiro Felizardo Faustino Munguambe, afecto ao Departamento de Infraestruturas e Assistência Técnica (DIAT).
“Esta distinção para mim é uma surpresa, porque nós corremos (trabalhamos) sem a intenção de sermos distinguidos, mas sempre corremos e corremos muito. Muita das vezes costumo dizer, para aqueles que precisam estagiar e aprender a fazer alguma coisa, que o CIUEM é uma instituição recomendável.” Disse o engenheiro Felizardo, acrescentando que um dos desafios ainda por se ultrapassar, enquanto funcionário público, tem que ver com “a falta de recursos financeiros para poder servir melhor e ter os “condimentos” necessários para poder oferecer o que se pretende àqueles que necessitam”.
Para este ano, o dia internacional da Função Pública é celebrado sob o lema: “O sucesso da zona de comércio livre continental africana requererá uma administração pública africana ajustada ao seu propósito para ser bem-sucedida”.