No âmbito das celebrações dos 30 anos de conexão à Internet em Moçambique, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Manuel Guilherme Júnior, destaca contribuição da universidade no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação.
“Moçambique foi o terceiro país da Africa a conectar-se à internet, depois da África do Sul e do Egipto. Este é um sinal de que a UEM, neste processo, assumiu um lugar de destaque”, disse o Reitor da maior e mais antiga instituição de ensino superior no país.
Mas nem tudo sempre foram flores. Os primeiros passos para conectar Moçambique ao mundo através da internet registaram dificuldades, devido ao equipamento pouco avançado na altura.
Américo Muchanga, engenheiro informático da UEM, participou dos trabalhos conjuntos com a equipa que trouxe a internet à Moçambique em 1992 e lembra que, apesar da velocidade de transmissão bastante baixa verificada na altura, o país evoluiu bastante, consoante o mundo também foi evoluindo.
A cerimónia das celebrações dos 30 anos de conectividade à Internet em Moçambique decorreram no campus universitário principal da UEM com a participação de diversos membros e colaboradores do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane e não só.