Cerca de cem pessoas participaram de um encontro de pré-selecção de candidatos para a 3ª edição dos programas Coding Girls e Call For Ideas, ambas iniciativas do projecto ICT4Dev, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
A ideia do encontro, segundo conta o mentor dos projectos, Momade Zainadine, “é caçar talentos que tenham ideias alinhadas com os projectos de incubação implementados pela UEM. Nesta primeira fase, vamos ver quem tem ideias que possam ser transformadas em negócios e empreendimentos, para a posterior incubá-las e tornar em Startups e negócios palpáveis”.
As melhores ideias de negócios, deverão acompanhar as tendências tecnológicas da actualidade para a sua implementação e incubação que terá a duração de cinco meses.
Para a gestora da Incubadora da UEM, Leila Mutuque, o balanço que se faz das duas primeiras edições dos programas “é positivo e as edições anteriores permitiram identificar falhas ou desafios que serão colmatados neste terceiro ciclo de incubação”.
O encontro, que aconteceu na sala de palestras da Escola de Comunicação e Artes da UEM (ECA – UEM), permitiu que os candidatos apresentassem questões relacionadas com os projectos em causa, tendo estas sido esclarecidas pelos mentores e pela gestora da Incubadora da UEM.
Estiveram no evento, igualmente, participantes das duas edições anteriores do Coding Girls e Call for Ideas.
O projecto ICT4Dev tem como objectivo capacitar estudantes, investigadores e docentes da Universidade Eduardo Mondlane no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apoiando a formação, a pesquisa e a realização de iniciativas inovadoras para o desenvolvimento social e económico e respondendo às necessidades de criação de competências no sector das TIC.