O Director da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), Dr. Paolo Sertoli, visitou, esta quinta-feira, 18 de Abril de 2024, as instalações da Incubadora de Negócios da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
A visita insere-se no contexto das actividades de monitoria das acções em curso desenvolvidas pela Incubadora, e contou com a presença do Director do Centro de Informática da UEM (CIUEM), membros do Conselho de Direcção, entre outros intervenientes.
Na ocasião, a gestora da Incubadora de Negócios da UEM, a Lic. Leila Mutuque, fez a apresentação das Startups que estão no actual ciclo de incubação ao Director da AICS e aos demais presentes, que mostraram entusiasmo pelas ideias de negócios desenvolvidas na Incubadora.
Por ocasião do encontro, o Director do CIUEM, Luís Neves Domingos, falou sobre os desafios existentes que resultam da alta de demanda pelos serviços tendo em conta a limitada capacidade de alojar startups num processo ainda de aprendizagem acelerada sobre as boas práticas de incubação em colaboração com os diversos parceiros, a destacar o Politécnico di Milano (POLIMI) e o Centro de Informação de Educação para o Desenvolvimento (CIES).
É de referenciar que a Incubadora de Negócios da UEM é uma iniciativa do Espaço de Inovação da UEM, baseada no Centro de Informática da UEM e tem actual financiamento da AICS e como parceiros de implementação a POLIMI e CIES.
Actualmente, a incubadora conta com onze (11) Startups em processo de incubação que recebem treinamento e mentoria para a materialização das suas ideias de negócios, apoiadas pelo CIUEM e parceiros.