Decorre, em Maputo, a décima primeira (11ª) edição da exposição moçambicana de tecnologias. Como de praxe, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), através das suas unidades orgânicas, participa levando inovação e tecnologia ao evento.
Representando a universidade, fizeram-se presentes à exposição o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) e a Faculdade de Ciências.
“Recebemos, mais uma vez, o convite para participar da MozTech e aceitamos de bom grado. Com a experiência que a UEM, com destaque para o Centro de Informática, tem, relativamente à Transformação Digital e à Cibersegurança, que é um dos temas desta edição, achamos que era uma oportunidade para cá estar e promover as nossas actividades”, disse Hélder Uamusse, Coordenador de Formações do CIUEM.
A Incubadora de Negócios da Universidade Eduardo Mondlane também marcou presença neste primeiro dia do evento e levou consigo três startups que têm estado a receber mentoria e capacitação para alavancar os seus negócios, tendo como base as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
José Nhavotso, docente e representante da Faculdade de Ciências da UEM, disse que “esta é uma oportunidade para expormos o que a Universidade tem estado a fazer. Como Faculdade de Ciências temos estado a adaptar o nosso currículo tendo em conta o desenvolvimento tecnológico, para responder às exigências do mercado”.
Relativamente à Cibersegurança, José Nhavotso referencia que “temos ajudado outras instituições do governo, e não só, no sentido de alavancar o seu potencial nas áreas das TIC, mas também na protecção contra ataques ao acesso inapropriado da informação”, concluiu.
A MozTech decorre na sua décima primeira (11ª) edição na Arena 3D, Katembe, e dezenas de empresas e organizações estarão naquele espaço até a próxima sexta-feira (07.05) a promoverem os seus produtos e serviços.