Com o objectivo de promover a introdução de novas práticas de ensino e aprendizagem, o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) reuniu-se, esta quinta-feira, com docentes e investigadores da UEM para desenvolver actividades de criação de uma plataforma de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCS).
A iniciativa surge no âmbito do projecto ICT4Dev, e, são elegíveis para participar do mesmo, docentes da UEM, que deverão submeter as suas propostas de cursos para os MOOCS, respeitando a área temática chave de Engenharia de Software e afins.
A avaliação das propostas submetidas será feita um comitê de avaliação composto por especialistas em educação online, TIC e áreas temáticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Farão parte do pacote seis (6) cursos, nomeadamente: Programação de sistemas embarcados, Engenharia de Software aplicada a aplicações SaaS, Introdução ao DevOps e Integração Contínua, Avaliação Educacional (docimologia), Género, Ambiente e Ensino e Liderança Transformativa e Gestão de Pessoas, todos eles seleccionados por docentes e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane.
Os facilitadores dos cursos serão: Claudino Tivane, Leila Omar, Vali Issufo e Délcio Robert, colaboradores da UEM.
A plataforma de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCS), tem como objectivo promover parcerias educacionais internacionais, facilitando a troca de conhecimento e experiências entre diferentes culturas e países, e tem como parceiros a Politécnico de Milano e a Associação para Máquinas de Computação.
Os cursos ficarão disponíveis online na plataforma e poderão ser acessados pelos estudantes, como uma forma de adopção de tecnologias inovadoras na educação.