O Centro de Informática (CIUEM) procedeu, esta sexta-feira, a entrega oficial do Sistema de Informação de Nampula (SINA), ao Serviço provincial de Economia e Finanças de Nampula.
A entrega da Plataforma foi feita pelo director-adjunto do CIUEM, Mestre Jamo Macanze, em representação do Director do CIUEM, Doutor Luís Neves Cabral Domingos, numa cerimónia em que a equipa responsável pelo Desenvolvimento do Sistema fez a apresentação das principais funcionalidades do mesmo. A posterior, foram entregues o Software de instalação da Plataforma e Manuais de Utilizador do Sistema. Refira-se que a equipa de Nampula, que recebeu o sistema, foi devidamente capacitada em diferentes matérias para que possa realizar a gestão diária da plataforma e garantir a sua continuidade.
Para o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações, Momade Abdul, que esteve à frente do desenvolvimento do SINA, “foi desafiador desenvolver este Sistema, por ser um trabalho que terá um impacto provincial e nacional. Mas neste momento o sentimento é de missão cumprida”.
Por outro lado, Graciano Francisco, Director do Serviço Provincial de Economia e Finanças de Nampula, disse que “para nós é uma grande oportunidade, porque a província de Nampula vai-se expor ao mundo. Tínhamos actividades que terminavam apenas a nível local, e com a entrega deste Sistema vamos promover as nossas potencialidades”.
Como pioneiros deste tipo de sistema no país, o representante do Serviço Provincial de Nampula disse ainda que “já apresentamos este pacote numa reunião a qual participamos com outras províncias e elas gostaram. Portanto, no processo de planificação das actividades do ano em curso, que também será em Nampula, vamos sugerir que todas as províncias sigam o nosso exemplo e desenhem pacotes iguais para promoverem as suas potencialidades”, concluiu.
Com uma interface moderna e compatível com os principais navegadores do mercado, o SINA é uma plataforma de gestão de actividades governamentais da província de Nampula, que foi financiado pelo PNUD e desenvolvido pelo CIUEM