Uma equipa do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), liderada pelo seu director e coordenador do projecto EdTech, realiza uma visita técnica às três escolas da UEM localizadas fora de Maputo: a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI), a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) e a Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER).
A visita, que vai durar cerca de três dias em cada local, tem como objectivo principal avaliar e fortalecer as infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) destas unidades acadêmicas.
Durante a visita, a equipa técnica do CIUEM vai se reunir com as direcções das escolas para discutir a situação actual das infraestruturas de TIC e identificar desafios e necessidades de apoio técnico. A agenda inclui a actualização do inventário dos equipamentos fornecidos no contexto do subprograma EdTech-UEM, bem como a instalação e configuração da antenas Starlink para garantir uma redundância de conectividade à internet com qualidade.
Além disso, serão realizadas oficinas práticas voltadas para a capacitação dos docentes no uso de plataformas digitais como o VULA, email corporativo e SIGA, e na aplicação de elementos de gamificação e inteligência artificial no ensino-aprendizagem. Haverá também clínicas de assistência técnica para actualização de sistemas operativos, antivírus e software, além de reparação de avarias em computadores e equipamentos de rede.
Ao final de cada visita, será realizada uma reunião de encerramento com a direcção da escola, onde a equipe do CIUEM apresentará um relatório dos resultados alcançados e discutirá as próximas etapas para garantir a sustentabilidade das melhorias implementadas.
Essa iniciativa faz parte dos esforços contínuos da UEM, através do CIUEM, para promover a transformação digital nas unidades acadêmicas, assegurando que os estudantes e docentes tenham acesso a recursos tecnológicos modernos e eficientes, essenciais para a qualidade do ensino e pesquisa.