Terminou, na última sexta-feira (06.09), a formação em educação financeira ministrada à primeira turma dos colaboradores do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), pelo projecto Educação Financeira para Todos, da Organização Internacional do Trabalho.
A capacitação, que durou uma semana, teve como pano de fundo as metodologias e ferramentas inteligentes para uma boa gestão das finanças pessoais e familiares. A formação foi orientada por Éssita Viagem, Contabilista de formação e Esselina Macome, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Standard Bank.
“A formação superou as minhas expectativas. Aprendi muita coisa interessante e considero uma grande victória para mim. Aqui eu descobri que só vivia, só fazia uma gestão mental do meu dinheiro, mas aprendi que tenho de fazer o orçamento antes de gastar, tenho de aprender a priorizar as necessidades, saber diferenciar as necessidades dos desejos. Acredito que agora tenho as devidas ferramentas para poder gerir melhor o meu dinheiro”, disse Marta Machalela, colaboradora do CIUEM que recebeu esta formação.
Os formandos receberam certificados de participação e a segunda fase da capacitação em educação financeira retomará, com uma nova turma, no Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane, no dia 20 de setembro corrente.