Terminou, esta terça-feira (24.09), o segundo ciclo de capacitação em educação financeira, que decorreu no Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM). Colaboradores do Centro e formadoras fazem balanço positivo da formação intensiva que iniciou na última sexta-feira (20.09).
A formação, que foi ministrada por Esselina Macome e Éssita Viagem, abordou questões relativas a diferentes formas de gestão dos recursos financeiros pessoais e familiares.
Esselina Macome, formadora e Presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, disse que “o balanço é bastante positivo. Todos tinham interesse em aprender e tirar dúvidas sobre questões financeiras que encontram na vida prática, mas nós, como formadoras, ficaremos ainda mais satisfeitas se virmos que eles mudaram algumas atitudes em relação a como gerir o seu dinheiro no dia-a-dia”.
A PCA do Standard Bank adiantou que, como passos seguintes, o projecto, que é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, pretende abranger estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, doptando-os de conhecimentos e ferramentas para gestão das suas finanças o mais cedo possível.
Por outro lado, Edson Bambo, colaborador do Centro de Informática e beneficiário desta capacitação, disse que achou a formação “bastante interessante. Foi um curso intensivo e deu para aproveitar, pese embora ache que poderíamos ter tido mais tempo de formação. Vou colocar em prática o aprendizado e vou ensinar a minha família também sobre o que aprendi na capacitação, uma vez que recebemos os manuais para continuarmos a estudar”.