O Auditório do Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) ficou pequeno para os diversos participantes que almejavam conhecer um pouco mais sobre as potencialidades acadêmicas da Estónia, através de especialistas em Tecnologias Digitais. Os profissionais são provenientes da Escola de Tecnologias Digitais, da Universidade de Tallin.
O Director do CIUEM, Dr. Luís Neves Domingos, deu às boas-vindas aos presentes, dentre os quais, estudantes de algumas faculdades da UEM, docentes, investigadores e não só, numa palestra que tinha como pano de fundo a apresentação das oportunidades e potencialidades da Estónia, como uma nação digitalizada e com políticas de incentivo à educação e pesquisa.
Peeter Normak, Director da Escola de Tecnologias Digitais, apresentou, de forma breve, as principais características daquele país europeu, tendo, de seguida, sido subsidiado por Maria Saar, Coordenadora de Mobilidade da mesma instituição de ensino.
A palestra foi mediada por David Lamas, professor de Interacção Homem-Máquina, e houve espaço para participação do público presente através de questões e comentários.
A Estónia tem-se destacado como uma nação moderna e altamente digitalizada e com os principais centros de inovação tecnológica e académica. O país oferece um ambiente vibrante para estudos e desenvolvimento científico. Para além da palestra, os especialistas em Tecnologias Digitais da Universidade de Tallin já realizaram uma visita guiada pelo Centro de Informática da UEM.