Decorreu, ontem (22.03), o HackLab Bootcamp 2024, uma apresentação das Propostas de Inovação para os sectores do Género e Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos em resposta às Mudanças Climáticas.
A iniciativa do programa é da Agência das Nações Unidas para Saúde Sexual e Reprodutiva em Moçambique (UNFPA), em parceria com o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM). O HackLab juntou catorze (14) equipas de jovens inovadores para apresentarem as suas propostas, que foram avaliadas por uma mesa de jurados da UNFPA.
Marta Uetela e Marta Nhanombe foram as grandes vencedoras do concurso, com os projectos ‘Baaike’ e ‘Alternative’, respectivamente.
O projecto ‘Baaike’, de Uetela, consiste numa bicicleta feita através da reciclagem de plástico marinho. Já a proposta de Marta Nhanombe propõe sistemas de conversão de resíduo orgânico em biogás, energia limpa e biofertilizante, onde o biogás é usado para cozinha, iluminação e aquecimento, e o biofertilizante para a prática da agricultura sustentável.
Vali Issufo, representante do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), disse que “durante o Bootcamp, trabalhámos com ferramentas de Inovação Social e promovemos encontros de mentoria que impulsionaram o aprimoramento dos 14 projectos, apoiados por 8 mentores do Espaço de Inovação do CIUEM”.
“As sessões preparatórias incluíram actividades-chaves, como a Sessão de Indução aos princípios e objectivos; o Debriefing de projectos; a Formação de grupos com mentores; sessões sobre as excelentes ferramentas contidas no Social Innovation Toolkit; sessões de mentoria 1:1 e os ensaios para o pitch final”, concluiu Vali Issufo.
O Hacklab Bootcamp 2024 é uma jornada intensa de aprendizagem e inovação, focada em criar soluções para problemas nos sectores de Género, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, em resposta às Mudanças Climáticas em Moçambique.
As vencedoras do Programa vão representar Moçambique no concurso regional em Kigali (Ruanda), em novembro próximo.