O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) realizou uma visita de trabalho à Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), entre os dias 9 a 11 de Setembro corrente, com o objectivo de avaliar e melhorar a infraestrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desta Unidade Académica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), para além de oferecer capacitação aos seus técnicos e corpo docente.
A visita teve início com uma reunião entre as direcções das Unidades, onde foram discutidas as necessidades da ESNEC na área de TIC e os desafios enfrentados.
A visita técnica do CIUEM incluiu o diagnóstico e actualização do inventário de equipamentos oferecidos à ESNEC no âmbito do subprograma EdTech-UEM.
Outro ponto levantado foi a necessidade de capacitação dos técnicos de TIC para dar suporte local mais efectivo à comunidade universitária, assim como a resolução de problemas relacionados ao acesso à internet em algumas áreas, como gabinetes de trabalho, a Secretaria Geral e o Registo Académico. O problema de acesso à Plataforma de Gestão de Aprendizagem da UEM, VULA, e o uso irregular do e-mail institucional também foram mencionados como alguns dos desafios enfrentados localmente.
Durante os três dias de visita, a equipe técnica do CIUEM realizou oficinas práticas sobre o uso de elementos de gamificação na plataforma VULA, a actualização de sistemas operativos, antivírus e softwares de rede, além de uma oficina sobre a Aplicação de Inteligência Artificial no Ensino-Aprendizagem. Também foram oferecidas clínicas de assistência aos docentes sobre o uso de plataformas como VULA, SIGA e o webmail institucional da UEM. Houve ainda reparos em computadores, redes e outros equipamentos informáticos.
A instalação e configuração da antena Starlink, oferecida pela Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (INCM), que irá melhorar significativamente o acesso à internet na instituição, foi um dos pontos altos da visita. A equipa técnica monitorou o desempenho da antena ao longo dos dias, realizando testes e avaliações para garantir sua plena funcionalidade.
Ao final da visita, houve uma reunião de encerramento onde foi apresentado o relatório das actividades realizadas e discutidas as acções futuras para a melhoria contínua da infraestrutura de TIC da ESNEC.