A Universidade Eduardo Mondlane celebra hoje, 25.08, o Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia. A cerimónia foi marcada por uma sessão plenária de debate sobre os desafios de incorporar as tecnologias em práticas pedagógicas de forma eficiente e inovadora na UEM.
As comemorações desta data iniciaram no dia 22 de agosto corrente, e foram marcadas por oficinas de indução ao uso de ferramentas e plataformas digitais a estudantes, docentes, gestores académicos e investigadores da UEM. As oficinas incluíam induções ao uso da plataforma Vula, uso de ferramentas de gestão de referências e citações e uso do Sistema Integrado de Gestão Académico (SIGA 2.0).
Na sua intervenção de abertura, o Magnífico Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, fez saber que “como sabemos, o caminho é evoluirmos para docentes que não apenas pratiquem o ensino presencial, mas docentes que também usem o espaço digital para estender o ambiente de sala de aula como espaço de ensino e aprendizagem. Este é um desafio que nos convoca a todos, e acredito que juntos podemos transformar este desafio em oportunidade”.
O evento, que aconteceu de forma híbrida, contou com a presença, dentre outras individualidades, de Vice-reitores, docentes, investigadores e estudantes. As notas de boas-vindas foram dadas pelo director do Centro de Informática da UEM, Luís Neves Cabral Domingos, aliás, anfitrião do evento que já vai na sua terceira edição.
Para o Professor Doutor Jorge Nhambiu, engenheiro da UEM e principal orador da cerimónia, o uso das tecnologias, em algum momento, levanta questionamentos, como por exemplo, “se a inteligência artificial pode substituir os professores”. E ele esclarece que “a substituição completa do professor ainda é uma perspectiva muito desafiadora devido à complexidade e à natureza humana da educação”. Para ele, é necessário se pensar na “combinação da experiência humana com as tecnologias para uma abordagem promissora para um sistema de educação mais abrangente e eficaz,” concluiu.
Refira-se que o evento foi antecedido pela inauguração do Laboratório de Multimédia do Centro de Informática da UEM, (CIUEM), que é um projecto que tem como objectivo fomentar a produção de recursos multimédia para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem na UEM.
O Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia visa promover o uso de tecnologias educacionais no ensino através de partilha e debate sobre experiências e boas práticas pedagógicas adquiridas e em implementação, e tem como público-alvo estudantes, docentes e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane.