A empreitada de reabilitação de obras procedeu, na manhã desta quinta-feira, a entrega da Incubadora do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), um projecto da UEM para apoiar projectos de negócios de jovens empreendedores locais.
A incubadora, cujas obras iniciaram no ano passado, tem como objectivo capacitar jovens nas áreas de Gestão de Negócios e Liderança por um período de 3 meses.
A entrega foi feita pelo engenheiro responsável pelas obras de reabilitação, Raul Valoi, ao director do CIUEM, Luís Neves Domingos, num ambiente em que estiveram igualmente presentes supervisores de fiscalização de obras, representantes do Direcção de Infraestruturas e Manutenção (DIM), a Cooperação Italiana, parceira do Projecto, gestores da Incubadora e do Espaço de Inovação.
Antes de chegar à incubação, os beneficiários deverão passar por um processo de pré-incubação, que consiste na validação dos seus modelos de negócios e no registo de domínios e configuração de hospedagem dos respectivos projectos. Este processo deverá decorrer nas instalações do Espaço de Inovação do CIUEM.
Durante o processo de incubação, os incubandos terão direito à legalização das suas startups e, após 60 dias, deverão participar de um evento de networking/demo day, no qual terão a oportunidade de expor os seus projectos a possíveis parceiros e financiadores.
Refira-se que no passado dia 06 de junho foram entregues certificados de conclusão a estudantes que participaram dos projectos ICT4Dev e Coding Girls da UEM, os quais poderão concorrer para a incubação dos seus negócios no âmbito deste projecto.
A inauguração da Incubadora do Centro de Informática da UEM está prevista para finais de junho, numa data ainda por se anunciar.