Uma equipa do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) iniciou, ontem, dia 15 de Outubro, uma visita de monitoria e assistência técnica à Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (ESCMC), em Quelimane, na província da Zambézia. A visita, que se estenderá até o dia 18 de Outubro, visa realizar uma avaliação do estado dos equipamentos informáticos, da rede de dados e da conectividade à Internet na instituição, assim como prestar assistência técnica local.
Esta actividade se enquadra no âmbito do subprograma EdTech-UEM, financiado pela Embaixada da Suécia. Entre os principais objectivos da visita destacam-se a manutenção da rede de dados e análise da configuração da antena Starlink oferecida pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), no âmbito de uma iniciativa que visa promover o acesso à educação de qualidade.
A equipa também está a fazer a reparação de avarias em computadores e outros equipamentos informáticos e a capacitar docentes e técnicos da ESCMC em uso de tecnologias educacionais e Inteligência Artificial generativa, para melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem e investigação académica na UEM.
A comunidade académica da ESCMC também terá uma oportunidade, por meio da clínica de assistência técnica, de resolver problemas relacionados ao acesso e uso da plataforma VULA, dos serviços de e-mail institucional, sistema SIGA e outros recursos digitais.