A Incubadora de Negócios da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), integrada ao Centro de Informática da UEM (CIUEM), é um espaço dinâmico e colaborativo que conta com uma equipa diversificada e especializada para impulsionar o empreendedorismo e a inovação. Com o apoio de especialistas do Centro de Informática, oferece suporte abrangente para diversas actividades.
A equipa é composta pelo Gestor do Espaço de Inovação, Gestora da Incubadora de Negócios, Assistente do Espaço de Inovação e mentores especializados em áreas cruciais como inovação, empreendedorismo, marketing digital e programação. Estamos comprometidos em fornecer o ambiente ideal para o desenvolvimento de startups e o crescimento sustentável de novos negócios.
A primeira Incubadora tecnológica em Moçambique foi estabelecida na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) no ano de 2002, com a designação de Mozambique Information and Communication Technology Institute (MICTI), envolvendo 6 projectos no seu primeiro ciclo de incubação.
Em 2022, já sob gestão do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), houve necessidade de tornar a incubadora num espaço mais alinhado com o conceito actual de incubação, introduzindo o conceito “Open Space”, criando um espaço maior e mais acolhedor para os incubandos. Neste sentido, com apoio de parceiros, nomeadamente a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e o Centro de Informação de Educação para o Desenvolvimentos (CIES), foi possível a requalificação do espaço físico, bem como a aquisição de equipamentos.
Neste novo conceito, cada processo de incubação envolve um ciclo composto por um pacote de actividades, das quais destacam-se (1) Selecção de projectos, (2) um período de capacitação, (3) Pré-incubação, 4 (Incubação), (5) Pós-incubação.
O primeiro ciclo de incubação teve início oficial no mês de fevereiro de 2023, envolvendo mulheres finalistas ou recém-graduadas, no âmbito do Projecto Coding Girls: As mulheres do amanhã na economia digital em Moçambique”.
A posterior, a Incubadora deu início à incubação dos projectos da iniciativa Call4Idea, através do projecto ICT4Dev: “Capacitação de estudantes, docentes e investigadores no sector das TIC, actividades de pesquisa e realização de projectos inovadores para o desenvolvimento social e económico do País”, sendo que as actividades da Incubadora iniciaram efectivamente no dia 11 de setembro de 2023.