Iniciou, hoje (16.12), o quarto ciclo de Hackathon, para incubação de ideias inovadoras de startups, na Incubadora de Negócios, baseada no Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM).
O Hackathon ” Chamada para Ideias Inovadoras” é um concurso de inovação tecnológica, no qual equipas de programadores, designers e outros profissionais participam de uma maratona de programação de 48 horas (16 e 17 de dezembro).
O objectivo é aprimorar ideias e soluções inovadoras. As equipas participantes serão seleccionadas com base no projectos “ICT4Dev e Coding Girls “, ambos financiados pela Associação Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).
As equipas vencedoras do Hackathon vão beneficiar de processos de pré-incubação, incubação, treinamento, mentoria, networking e estabelecimento de parcerias.
A sessão de abertura foi orientada pelo Director do CIUEM, Dr. Luís Neves Domingos, e dirigida pela Gestora da Incubadora, Leila Mutuque, que deixou ficar os pontos-chaves sobre as regras e critérios de participação do Hackathon.
Dezassete (17) startups deram o pontapé de saída neste Hackathon que irá seleccionar os melhores projectos e doptá- de ferramentas para implementação as suas ideias inovadoras.
Estiveram presentes na sessão de abertura, para além dos jovens inovadores, a representante do CIES, Samira Abubacar, representantes da AICS, Stefano Marmorato e Francesco Russi; representantes da Human Inclusion (HI), Henriqueta Mola e Tiago Cheamisso e representante do INEP, Josué Moiane.