São no total seis (6) jovens que, no âmbito do projecto “Acesso das Raparigas aos Cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM’S), receberam, esta quinta-feira, bolsas de estudos para o ingresso ao ensino superior na Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
A iniciativa é do Centro de Coordenação dos Assuntos de Género (CeCAGe), através da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e financiada pela empresa multinacional ExxonMobil Mozambique Limitada.
A cerimónia foi dirigida pelo Magnifico Reitor da maior e mais antiga instituição do ensino superior do país, Manuel Guilherme Júnior, que disse na ocasião que “esta é uma oportunidade para que as raparigas possam competir em pé de igualdade com os homens que fazem os cursos ligados às CTEM’s”, e se formarem com a qualidade necessária”.
O projecto tem por objectivo sensibilizar as raparigas da 10ª classe a escolherem as áreas das ciências no 2º ciclo pré-universitário, através da realização de palestras de divulgação dos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM’S), ministrados na UEM, e capacitar as raparigas através das aulas de preparação para os exames de admissão, nos cursos de CTEM’s na UEM e no ensino superior no geral.
Wendy de Oliveira, estudante do curso de engenharia informática e beneficiária das bolsas de estudo, disse que “foram muitos meses de trabalho duro e essa bolsa é uma grande ajuda para aumentar o número de mulheres nos cursos de CTEM’s, e particularmente no meu curso, que tem mais homens do que mulheres”.
Estiveram presentes na cerimónia de entrega de bolsas de estudo: o Magnífico Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, a directora do CeCAGe, Professora Doutora Gracinda Mataveia, o Director Geral da ExxonNobil Mozambique Limitada, Arne Gibbs, representante das estudantes, representante dos pais e encarregados de educação das beneficiárias das bolsas de estudo, membros da comunidade académica, entre outras individualidades.
O projecto “Acesso das Raparigas aos Cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM’S), iniciou em 2020, tendo já beneficiado cerca de trezentas (300) raparigas provenientes da cidade e província de Maputo.