Jovens recém-formados, empreendedores, instituições do governo e não só, lotaram a sala do Centro Cultural Moçambique-China, esta quinta-feira, na Feira de Emprego e Empreendedorismo.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Oswaldo Petersburgo, que disse que “observamos as iniciativas inovadoras de jovens que buscam responder às necessidades do mercado, e esperamos que este espaço sirva para que as empresas encontrem o que procuram nos jovens e que os jovens encontrem uma oportunidade de trabalho”.
Apesar dos desafios actuais marcados pelo surgimento dos empregos digitais e teletrabalhos, Petersburgo referenciou que cada trabalho importa, estejam eles directamente ligados à tecnologia ou não, e disse ser necessário enfrentar estes desafios, mas sempre seguindo as normas internacionais para a sua operacionalização.
Indo em contramão aos desafios que as novas tecnologias impõem aos trabalhos tradicionais, Zainadine Momade, mentor da Incubadora de Negócios da Universidade Eduardo Mondlane (UEM, explicou que ainda há empregos que precisam essencialmente da presença do Homem, e o que ele tem de fazer é usar estas mesmas tecnologias a seu favor, acompanhando as tendências do mercado.
Zainadine disse ainda ser importante que “as empresas maximizem os recursos humanos, colocando cada um no seu lugar de formação para maior produtividade das empresas. Momade Zainadine falava na qualidade de membro de um dos painéis do evento, cuja temática previa responder “Como as Tecnologias de Informação e Comunicação podem galvanizar a criação de empregos”.
A Incubadora de Negócios da UEM, através do Centro de Informática da UEM (CIUEM), participou da Feira de Emprego e Empreendedorismo através da exposição das Startups que fazem parte do actual ciclo de incubação de ideias de negócios.
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Oswaldo Petersburgo, aproveitou a ocasião para felicitar aos jornalistas pela celebração do Dia do Jornalista Moçambicano que hoje se assinala.