O Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) lançou, esta sexta-feira, as novas Linhas Estratégicas (2023-2032), numa cerimónia que contou com a participação do Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Manuel Guilherme Júnior, entre outras individualidades.
No seu discurso de abertura, o Magnífico Reitor destacou o contributo do CAICC na promoção da informação e comunicação comunitária, se mostrando um agente de mudança e transformação em várias comunidades ao redor do país.
“Tenho plena convicção de que o CAICC continuará desempenhando um papel crucial no nosso compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo. As TIC têm o poder de conectar pessoas, romper barreiras geográficas e impulsionar o crescimento económico e social e com estas diretrizes, tenho a certeza de que o CAICC se fortalecerá ainda mais como um agente de transformação, alcançando resultados ainda mais impactantes”, disse o Reitor.
Na ocasião, Iazalde Martins, coordenador do CAICC, fez saber que o “lançamento das novas Linhas Estratégicas do CAICC marca uma nova era para o Centro e, principalmente para as comunidades, que passarão a actuar dentro de uma perspectiva de evolução acompanhada pelas mudanças contextuais sociais, relativamente ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”.
Participaram do evento o director do CIUEM, Luis Neves Cabral Domingos, parceiros da UEM e do CAICC, em particular, comunidade académica, entre outras individualidades.
O evento teve lugar no Auditório do Espaço de Inovação do Centro de Informática da UEM (CIUEM), e houve espaço para intervenções dos parceiros e demais participantes, que parabenizaram a iniciativa do CAICC e mostraram disposição para continuar a colaborar com o CAICC para promover o acesso e uso responsável das TIC por e pelas comunidades.
O CAICC é um programa de apoio criado em 2006 e gerido pelo Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM). Presta assistência e responde às necessidades de desenvolvimento dos centros multimédia comunitários, rádios comunitárias, telecentros e afins (parceiros locais) em todo o país, com destaque para o melhor uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC).