São pronunciamentos do Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Manuel Guilherme Júnior, dirigidos, hoje, aos quarenta estudantes dos cursos de Telemedicina e Teleducação, do projecto e-VBAB, durante a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de curso.
No âmbito da implementação do Plano Estratégico da Universidade Eduardo Mondlane (2018-2028), o Magnífico Reitor da UEM reconheceu “as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a promoção de uma interligação cada vez maior do mundo, assim como pelo seu potencial para servir de plataforma essencial para a produção e disseminação do conhecimento”.
“É nossa esperança que os conhecimentos que adquiriram durante a formação sejam de mais-valia para o país”, disse o Magnifico Reitor.
O e-VBAB é um projecto que oferece os cursos de Telemedicina e Teleducação, financiado pelo governo da República da Índia, gerido pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e facilitado pelo Centro de Recursos de Aprendizagem Índia-Moçambique (CRAIM), através do Centro de Informática da UEM.
Na ocasião, o embaixador da Índia em Moçambique procedeu a entrega de certificados aos estudantes que participaram dos cursos em causa, nos níveis de mestrado e pós-graduação, em diversas universidades da Índia, através do CRAIM.
Por sua vez, a Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Nilza Miquidade, saudou os estudantes pela conclusão dos cursos e considerou a importância do evento solene “pois permite testemunhar a consagração de recursos intelectuais que vão entregar todo o seu saber técnico-científico e habilidades para lidarem com os desafios que condicionam o progresso nacional”.
O embaixador da República da Índia em Moçambique, Robert Shetkintong, partilhou alguns dos projectos que a Índia tem estado a implementar em algumas províncias do nosso país, mas deu destaque aos projectos ligados à educação, pois, “é através da educação que se empodera os jovens e as sociedades, no geral”.
Estiveram no evento: membros do governo, em representação ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES); membros dos órgãos colegiais da UEM; membros do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane, entre outras individualidades.