Continuam sessões do Summer School. As formações da 3ª edição do programa decorrem já na sua segunda e última semana, no Campus Universitário Principal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
Com um total de 23 participantes, a formação desta segunda-feira (12) girou em torno da ‘Análise de Imagens e Visão Computacional’, numa sessão de cerca de quatro horas de tempo, orientada pelo facilitador Giacomo Boracchi.
Para Giacomo, “esta é uma boa iniciativa da Universidade Eduardo Mondlane, visto que não são cursos muito comuns de serem lecionados. Por serem formações ligadas a áreas que muitas vezes os participantes não têm conhecimento, nós iniciamos com uma pequena entrevista para saber quem são os participantes e como levar estes conhecimentos até eles”.
O facilitador acrescenta ainda que “para os participantes provenientes de áreas das ciências computacionais é um pouco mais fácil introduzir-lhes as matérias, mas de forma geral, este curso, especificamente, poderá ajudar os estudantes de meteorologia, por exemplo, a analisar máquinas que processam dados meteorológicos com imagens de alta resolução, para obter dados mais precisos e também a aceder e analisar imagens relacionadas com o processamento de energias”, concluiu.
Quem também disse estar a gostar de participar da 3ª edição do Summer School é Luísa Vulane. “A formação está a ser boa. É algo que vejo que vou aplicar a longo prazo. Eu sou estudante de meteorologia e por vezes há uma deficiência na análise de dados meteorológicos, mas com esta formação aprendemos a analisar os dados com imagens de maior resolução”.
O Summer School iniciou no dia 5 e termina no dia 16 do mês em curso, e vai ainda explorar temáticas sobre ‘Introdução ao Web Dev com Reacção’ e ‘Design e Testes de Sistemas Intensivos de Softwares’.