Após três dias de programação e desenvolvimento de uma plataforma para geração de maior conscientização sobre questões ambientais, o grupo ‘The Jungle’ sagrou-se o grande campeão do Hackathon ‘Clima de Mudanças’.
Participaram do hackathon jovens inovadores, desenvolvedores de softwares, designers e profissionais que actuam na área de questões ambientais, que foram orientados e avaliados por uma equipa constituída por oito jurados, que avaliaram o desempenho e, hoje (22.12), anunciaram o resultado final do concurso.
Durante os três dias de maratonas de programação, o evento tinha como objectivo permitir que os jovens participantes criassem um protótipo de uma plataforma eletrónica intuitiva, acessível e de fácil utilização, desenvolvida a partir do WordPress, trabalhando em equipas multidisciplinares para a criação e reforço de uma geração mais consciente em relação a questões ambientais.
“Este prémio significa muito para nós. É um desafio que, como equipa, decidimos nos juntar e enfrentar. Não foi fácil, teve vários grupos a participarem, mas foi uma conquista maravilhosa”, disse um dos integrantes do ‘The Jungle’.
O grupo, que era constituído por uma ambientalista, um designer e um desenvolvedor de softwares, levou como prémio o valor total de 200 mil meticais e prometeu continuar a trabalhar em outros projectos de valor para o ambiente e para a sociedade como um todo.
Em segundo e terceiro lugares ficaram os grupos ‘Morpho’ e ‘EcoScript’, respectivamente.
O projecto ‘Clima de Mudanças’ é uma iniciativa do Espaço de Inovação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), co-financiada pela União Europeia e em parceria com o projecto We Word – GVC.