Realizou-se, esta sexta-feira (23), a sessão plenária do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia, no Complexo Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane.
Organizada pelo Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), a 4ª edição do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia tinha como objectivo promover o uso de tecnologias educacionais no ensino-aprendizagem e investigação na UEM, através da partilha e debate sobre experiências e boas práticas pedagógicas.
O Director do Centro de Informática da UEM, Doutor Luís Neves Domingos, disse, nas suas notas de abertura que “esta é uma forma de incorporar e promover as boas práticas em relação ao uso da Tecnologias de Informação na Universidade”. O Director lembrou ainda que com este evento se pretende “criar bases sólidas para uma promoção e uso sustentáveis das tecnologias educacionais na Universidade Eduardo Mondlane”.
A sessão plenária desta sexta-feira foi precedida por duas sessões práticas, realizadas nos dias 21 e 22 de agosto corrente, em que estudantes, docentes e investigadores juntaram-se, online, para discutir sobre a ‘Prática de Ensino aplicando a Gamificação’ e ‘Uso das Ferramentas de Inteligência Artificial no Apoio ao ensino-aprendizagem’. As sessões práticas foram facilitadas pelos docentes e investigadores da UEM, Claudino Tivane, Elódia Miguel, Marisa Mate e Vali Issufo.
Na sua intervenção, o Magnífico Reitor da UEM, Professor Doutor Manuel Guilherme Júnior, chamou os presentes à reflexão sobre os desafios da Inteligência Artificial, destacando a importância de os professores continuarem a dar o seu melhor nesta nova era tecnológica.
Sob o lema: ‘Utilizando a Inteligência Artificial para transformar a educação’, a 4ª edição do evento em causa teve como Keynote Speeker o Professor Doutor Genito Maúre, que trouxe a debate o tema ‘Impacto da IA no Ensino Superior: Revolucionando o Ensino, a Aprendizagem, a Investigação e a Gestão Académica’.
A 4ª edição do Dia do Ensino com Recurso à Tecnologia teve como oradores: a Mestre Brenda Malison, da Universidade de Cape Town; a Professora Doutora Nilza Collinson; Mestre Rúben Manhiça e o Professor. Doutor José Blaunde, sendo os três últimos docentes e investigadores da UEM. Estiveram, igualmente, no evento, estudantes, corpo técnico e administrativo, docentes e outros membros da comunidade académica da UEM.