Foram 4 dias de Planificação e Qualidade das actividades da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) para o presente ano. O evento decorreu de forma virtual durante três dias, e hoje, teve o seu momento mais alto, num encontro presencial, em que se fez o lançamento do novo Portal da UEM em paralelo com a celebração da edição 300 do Jornal da Comunidade.
Nesta quinta-feira, 28, o debate, que contou com a participação Magnifico Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, directores e representantes das diversas unidades orgânicas da universidade, girou em torno da Gestão Universitária e Reforma Institucional e culminou com a apresentação do novo portal da UEM, com uma nova “roupagem”.
O lançamento do novo Portal da UEM foi feito pelo o Reitor da UEM que, durante o seu discurso, deixou ficar uma mensagem de conforto às famílias afectadas pela tempestade tropical severa que assolou, especificamente, a região sul do país, na semana finda.
Por sua vez, o director do Centro de Comunicação e Marketing (CECOMA), Mário da Fonseca, unidade responsável pela produção do Jornal da comunidade que comemora a sua edição 300, mostrou a sua satisfação por fazer parte da evolução deste Jornal que “representa um esforço conjunto para que hoje o Jornal tenha o reconhecimento a nível da comunidade académica e não só”, destacou.
Destacou-se ainda, como grandes conquistas do CECOMA, o facto de, ao longo dos últimos quatro anos, o jornal ter evoluído de uma, para oito páginas em cada edição publicada e por actualmente fazer a distribuição de conteúdos no formato audiovisual e inteiramente digital.
A apresentação do novo Portal da UEM, por outro lado, foi feita por Claudino Tivane, do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM), e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do website, em colaboração com outros colaboradores, com destaque para o Espaço de Inovação da UEM.
O novo website acompanha as novas tendências digitais e oferece uma identidade mais actualizada à página e, consequentemente, à universidade.
Para este ano, a semana de Planificação e Qualidade esteve subordinada ao lema “Transformação digital dos processos de gestão da UEM rumo à uma Universidade de Investigação” e contou com a participação de diversos quadros de toda a universidade.